Apresentação
Como toda pesquisa e aprendizagem é preciso de uma introdução este blog não seria diferente, para isso faremos uma pergunta: Você já parou para pensar quantas pesquisas já teve que fazer durante sua vida? Talvez sua resposta seja que tenha feito poucas, porque temos a tendência de colocar a ação de realizar uma pesquisa em um pedestal inalcançável, uma atividade destinada apenas para poucos no ensino superior. Na verdade, no contexto acadêmico, a pesquisa serve para alimentar a atividade de ensino e atualizá-la frente ao mundo, em outras palavras, não existe ensino sem pesquisa e o contrário também é verdade, então qualquer processo de aprendizagem envolve até os princípios mais simples da pesquisa. Um dos nossos objetivos aqui é aproximar o universo da pesquisa e extensão não apenas para os alunos da psicologia mas para todos, dizemos todos porque um pesquisador nada mais é alguém que busca compreender a realidade e que para isso usa qualidades sociais e intelectuais, características que existem em todos nós, principalmente o questionamento. Por outro lado a extensão acadêmica apresenta uma diversidade conceitual e prática que interfere no “pensar” e no “fazer” na universidade, assim como a educação não se limita às quatro paredes de uma sala de aula a extensão é reconhecida como uma prática que vai além da disseminação de conhecimentos tradicionais, da prestação de serviços e da difusão cultural. A extensão busca levar a instituição universitária para fora dos muros a fim de desempenhar papéis na comunidade como um todo, a intercessão entre a pesquisa e extensão se apresenta justamente porque conhecimento gerado pelas pesquisas não deve se limitar à formação de alunos regulares de determinada instituição, deve sim possuir intenções de transformar a realidade social. Conceitos com tanto impacto na comunidade como os que abordamos acima só podem estar relacionados com um dos grandes pilares sociais, a educação, é evidente a impossibilidade de se falar de pesquisa sem educação até porque a relação entre pesquisa-ensino apresentam um quadro complexo e multidimensional que se estendem aos níveis institucional, curricular e individual. Sendo assim, seria apenas o normal tentarmos descrever aqui o universo incrível que é a educação, não é mesmo?
Educação. Basta o mero exercício de pesquisar o significado dessa simples, porém, relevante palavra no Google, ou então, em algum dicionário, para se surpreender com a ampla gama de possíveis definições para um mesmo termo e que, muito provavelmente, já estamos mais que acostumados em percebê-la nos mais diversos e distintos momentos de nossas vidas. Mas então, qual seria a razão que motiva uma reflexão mais aprofundada acerca da Educação? Vejamos, é preciso compreender que, apesar dela possuir essa presença corriqueira em nosso cotidiano, é de certa forma injusto, restringir um bem indissociável a apenas conceitos, artigos ou frases prontas. Educação é liberdade, afeto, reflexão, inquietação, resistência, transformação e inúmeras outras coisas que apenas nos damos conta, quando vivemos, sentimos e percebemos intrinsecamente, por isso, um outro dos nossos objetivos aqui é o de transmitir e agregar novas aprendizagens e conhecimentos, para que juntos, possamos cada vez mais, viver, sentir e apreciar a beleza e dessa extremamente essencial, porém simples palavra. Educação.
Criar um blog é como cultivar um jardim. Parece legal na teoria, mas na prática exige tempo, esforço e cuidado constante, não muito diferente da criação de um projeto de pesquisa quando paramos para refletir. Dito isso, nosso blog pretende dar acesso para nós, alunos, professoras e até mesmo nossos possíveis leitores de se expressar e compartilhar conhecimento através de um meio já conhecido, a internet, porém com o desafio a mais por depender nessa plataforma de uma antiga arte esquecida nos tempos de stories e redes sociais, a tão (muitas vezes) escrita, por isso imaginamos que seria importante dedicar um espaço aqui para ressignificar para nós alunos o que é escrita. Escrever, como todas as formas de criatividade, requer crescimento e aprimoramento. Você não pode crescer e melhorar se tudo que você faz é perfeito. Tudo o que você escreve será melhor do que algo que você escreveu no passado. As vezes, você só precisa estar bem com algo que não está sendo seu melhor trabalho. Contanto que você esteja escrevendo e gostando, e sua escrita seja positiva para você e para os outros, você está escrevendo de uma forma saudável e produtiva! Você não é um escritor ruim! Todo escritor tem rascunhos ruins. Da mesma maneira, é essa mentalidade de desengessar conceitos do ambiente tradicional da academia que iremos trazer para esse espaço de forma leve e criativa, uma vez que, com tanto conteúdo inundando a internet, desenvolver uma voz única é mais importante do que nunca, aqui buscamos uma voz autêntica por meio dos textos sejam eles grandes ou pequenos sobre nossa jornada e aprendizagem de pesquisa, extensão e educação.
Delícia de escrita e de reflexão sobre coisas extremamente importantes na formação acadêmica. Tudo presente aqui, ensino, pesquisa e extensão costuradas pelo fio da aprendizagem. Muito bom ler esse texto, traz alento para alma! Parabéns equipe do CEPA
ResponderExcluir